Homem de Ferro (Iron Man, 2008) | Revisão

Homem de ferro representa muito do que a Marvel estava planejando para o futuro, e quem sabe, na sua possível franquia, que na época seria um grande tiro no escuro, poderia dar muito errado, mas é possível observar vários ganchos, apresentando S.H.I.E.L.D logo no primeiro filme e depois a aparição de Nick Fury nas cenas pós-créditos, que seria sua marca registrada.

Voltando no tempo, lá em 2008, a aposta poderia custa caro para a Marvel, e é notável o quanto eles já tinham em mente todo seu panejamento, sendo assim, depois de contratar um diretor corajoso e um ator competente, nascia o grande Homem de Ferro. A missão era de Jon Fraveau, que insistiu em ter Robert Downey Jr. para o papel de Tony Stark, e a escolha não poderia ter sido outra.

Homem de Ferro conta a origem de Tony Stark, grande fabricante de armas que é sequestrado por terroristas para criar uma de suas bombas mais devastadoras. Sendo assim, Tony e Yinsen planejam sua fuga no que seria a Mark 1. Logo Tony aprende sobre o quanto o controle de armas é mínimo e que suas bombas, a princípio para manter a paz – mesmo que a paz venha através do caos, o que deixava tudo contraditório – estaria sendo utilizada pelos terroristas. Gerando um conflito de interesses com o sócio Obadiah Stane.

Construir uma arma – a armadura é sim uma grande arma – para combater terrorismo é outra decisão contraditória, porém era a única coisa em que Tony se mostrava realmente bom. Logo nasceria a Mark 3, e o visual do Homem de Ferro estaria completo. Jon Fraveau trás uma direção competente, com boas cenas dos primeiros vôos de Tony na armadura, deixando um tom bem aventuresco. O humor que viria ser característica principal dos filmes da Marvel, também era traçado nesse início de franquia, com as tiradas certeiras de Tony, traços de sua personalidade e os primeiros sinais de romance com Pepper Potts.

Mesmo que no futuro o grande problema da Marvel seja seus vilões, Jeff Bridges consegue ser competente em seu Obadiah Stane, com uma grande imponência de um executivo poderoso. Apesar de a história do “vilão ter a mesma armadura do herói” ser meio furada, na minha opinião, como origem, funciona bastante, as cenas de ação com as armaduras são muito boas.

E assim acompanhamos Tony aprender com seus erros e evoluir, desde suas armaduras até sua personalidade, que amadurece conforme o tempo, mas amadurece do jeito dele. Vemos o quanto sua armadura ainda iria evoluir, desde sua montagem, até seus artifícios. Homem de Ferro não foi só um sucesso, mas também um grande início para a franquia.

Também ta fazendo revisão dos filmes da Marvel? Então comenta aí e usa a hashtag #rumoaguerrainfinita

Homem de Ferro (Iron Man, 2008)

  • Duração: 126 min.
  • Direção: Jon Favreau
  • Roteiro: Mark Fergus, Hawk Ostby, Art Marcum, Matt Holloway
  • Elenco: Robert Downey Jr. , Terrence Howard , Jeff Bridges , Gwyneth Paltrow , Leslie Bibb ,Shaun Toub , Faran Tahir

Homem de Ferro (Iron Man, 2008) | Revisão

9

Nota

9.0/10

Rafinha Santos

Depois de lutar ao lado de Aragorn na Terra Média, enfrentar a Matrix junto com Neo e salvar o planeta de novo junto com Os Vingadores, viajei para uma galáxia muito muito distante, e fiquei recluso no planeta Hoth por muitos anos, até saber que Luke Skywalker foi finalmente encontrado por uma menina chamada Rey. Aparentemente é o tempo dos Jedis acabarem... Porém, durante minha busca pelo último templo Jedi, minha nave deu pane de vim parar em outra galáxia. Nela, todas esses eventos que eu citei são mera ficção, e agora escrevo críticas sobre eles... É como Rick me diria: Não pense nisso!

%d blogueiros gostam disto: