setembro 28, 2020

Jumanji – Próxima Fase (2019) | Crítica

     Quando anunciado, o reboot de Jumanji teve uma enxurrada de críticas quanto a necessidade de fazê-lo, porém o projeto que trazia um trio de peso, The Rock, Kevin Hart e Jack Black, aos poucos foi ganhando seu espaço. Após a estreia, o resultado foi positivo e rapidamente a sequencia foi anunciada, o que gerou novamente um certo burburinho, mas a sequencia finalmente chegou aos cinemas e trouxe de volta toda a turma e algumas adições.

    Tendo a responsabilidade de manter o nível do anterior, a produção adiciona ao elenco principal dois nomes da velha guarda, que não tem tanto tempo em tela, mas que causam bons momentos numa nostalgia setentista e oitentista, Danny DeVito e Danny Glover tem momentos hilários e são responsáveis pela construção dos personagens, o maior ponto do filme. O tom de aventura permanece o mesmo, sem perder muito tempo os espectadores são inseridos no mundo dos games novamente, no entanto diferente do primeiro, este aposta na diversificação do ambiente e explora ao máximo a sintonia do elenco.

     O roteiro tem a assinatura novamente de Scott Rosenberg e Jeff Pinker, mas desta vez recebe o apoio do diretor Jake Kasdan e o dedo criativo do diretor é perceptível nas escolhas. Uma nova fase é apresentada e a ideia de repetição rapidamente é descartada. Os cenários são outros, os desafios são diferentes, a apresentação se parece muito com o primeiro, mas se faz necessária pela construção narrativa. Ao longo dos atos a trama se desenvolve em um ritmo bem dosado e o texto eleva o tom de aventura, se comparado ao anterior. Apostando também em piadas mais desenvolvidas e explorativas, o filme se desenvolve através da perspectiva dos personagens e desenvolvê-los foi a melhor das escolhas, a releitura do roteiro anterior também ficou clara, muito gancho do antecessor é usado, como sequencia ou justificativa, além de elementos e evolução dos avatares. O vilão do filme é igualmente caricato e subdesenvolvido, assim como o antecessor, com isso a trama perde mais que a produção.

    O visual do filme é muito bonito, houve uma clara melhoria nos efeitos visuais, muito se explora neste quesito e pouco se percebe de fundo verde, texturas e renderização estão num bom nível, a construção do mundo que já era muito boa no anterior, aqui se tornou um convite real a Jumanji. Por trás das câmeras tem um fator raro e positivo também, trazer não só o elenco, mas o diretor, roteirista, produtor, produtor musical e provavelmente mais gente da técnica é algo que deve ser copiado em outros projetos, uma das melhores coisas em filmes é ver todo mundo empolgado.

     O elenco está excelente, o trabalho físico e corporal é bastante competente, a forma de andar adaptando o avatar, o jeito e tom da voz, nota-se o cuidado nesse quesito. Existe uma inovação na composição de cada um, uma ideia simples tornou-se a liga de tudo e o resultado foi incrível. Jack Black é o mais desenvolto para isso, ele consegue facilmente trazer os trejeitos necessários. The Rock se sai muito bem nesse novo teste, além das aptidões físicas, o ator traz cacoetes físicos dignos de boas risadas. Kevin Hart talvez seja o mais cômico de todos, o comediante atribui ao seu personagens características que desconstrói seu estilo, uma boa sacada. Karen Gillan ratificou seu talento para a comédia, após sua saga no universo cinematográfico da Marvel, a atriz entregou uma aptidão desconhecida por muitos. Das novidades no elenco, além dos citados, quem se destaca é Awkwafina, a atriz que surgiu para muitos em “Podres de Rico” é um destaque especial, apesar de menos tempo em tela, o nível de desenvolvimento se equipara aos demais, cacoetes faciais e corporais também fazem parte da sua composição e o resultado também é positivo.

     Jumanji – Próxima Fase é um filme divertido que mescla bem aventura com comédia e nos entrega uma boa opção nos cinemas, deixando esse início de 2020 ainda mais interessante. Kevin Hart já foi a personalidade mais rentável de Hollywood, hoje The Rock ocupa esse cargo, para muitos, e obviamente eles não deixariam de aproveitar ao máximo essa franquia. O filme deixa uma ponta para mais uma aventura e traz uma boa referência ao clássico, só nos resta aguardar a data.

  • Jumanji Próxima Fase
  • Duração: 123 minutos
  • Diretor: Jake Kasdan
  • Roteiro: Scott Rosenberg, Jeff Pinker e Jake kasdan
  • Elenco: The Rock, Kevin Hart, Jack Black, Karen Gillian, Awkwafina, Danny Glover, Danny DeVito, Nick Jonas, Rory McCann
%d blogueiros gostam disto: