dezembro 1, 2020

X-Men: O Confronto Final (2006) | Crítica

A perda da presença de Bryan Singer e a sua substituição por Brett Ratner por conta de seu envolvimento com “Superman Returns” denota uma queda vertiginosa na qualidade do que estava sendo concebido, resultando em um trabalho que se depara com diversas falhas. A principal delas reside no desleixo de Ratner na forma como desenvolve a importância temática, já que o alto potencial proposto pela adaptação do arco “Superdotados” é desperdiçado ao deixar o enfoque frágil, jamais aprofundando em como a tal cura mutante afeta o íntimo dos personagens e no drama de decidir entre aceitar o que está em seu sangue desde seu nascimento ou simplesmente renegar algo com o foco de ser aceito como alguém normal pela sociedade. A riqueza de discussões é subtrabalhada, se tornando completamente superficial no impacto e reflexão, em especial ao comparar com o antecessor. 
 
Há também um inchaço narrativo, com tramas e subtramas atropeladas e mal alicerçadas pelo texto, arcos dramáticos que são supérfluos e um subaproveitamento de figuras que deveriam ter uma importância maior. E no centro de tudo, o roteiro de Simon Kinberg e Zac Penn ainda introduzem o arco da Fênix Negra de forma problemática: primeiro, pela completa falta de talento de Jansen, inserindo feições pouco convincentes e jamais entregando a ideia de um conflito interno e segundo, pelo tratamento pobre que oferecem a personagem de Jean Grey, tornando a mesma irrelevante para o andamento da trama, algo que deveria ser o oposto. Há momentos pontuais que funcionam, a ação agrada, os efeitos digitais são bem inseridos, mas falta virtudes maiores que elevem o potencial a ponto de igualar com a excelência do anterior.
 
No final das contas, “O Confronto Final” é uma desordem narrativa, superficial no tratamento de seus arcos e temáticas e completamente frágil na abordagem dramática dos conflitos de seus personagens, tornando um encerramento defeituoso para uma trilogia que caminhava adequadamente.

Avaliação: 2 de 5.
%d blogueiros gostam disto: